Notícias

Poupador recebe indenização dos planos econômicos

Os poupadores que tiveram perdas com os planos econômicos de 1980 e 1990 que têm até R$ 5 mil para receber, terão pagamento à vista. Os bancos já assinaram acordo que prevê a liquidação, que será feita por meio de adesão.

O documento acaba com disputas judiciais sobre as perdas nos planos econômicos Bresser, Verão e Collor 2. Quem tiver ações individuais e coletivas na Justiça poderá aderir ao acordo em um prazo máximo de três anos, com prioridade para os mais idosos. Quem não ingressou com ação judicial, não tem direito à indenização. O Plano Collor 1 ficou de fora do acordo.

As indenizações maiores do que R$ 5 mil serão pagas entre quatro e seis parcelas semestrais, corrigidas com base na inflação oficial (medida pelo IPCA) em até três anos.

É necessário comprovar que tem ação em andamento cobrando a correção dos valores. A conta poupança não precisa estar ativa, mas é necessário confirmar que tinha o dinheiro depositado na época e concordar em receber o valor com um desconto.

Mais de 1 milhão de processos em tramitação em várias instâncias da Justiça brasileira poderão ser encerrados com o acordo. Quem for herdeiro de um poupador morto, que tenha entrado na Justiça, também pode receber os valores.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.