Notícias
Cai o número de empregados em estatais

O número de postos de trabalho estão caindo significativamente nas estatais. A Caixa está na lista. As empresas encerraram o terceiro trimestre deste ano com 506.852 empregados. A redução total chegou a 26.336, aponta o Ministério do Planejamento.
A Caixa é a que mais reduziu o quadro de pessoal. Ao todo, 7.199 bancários deixaram o banco por meio dos planos de demissão voluntária. Os Correios vem logo em seguida, com menos 7.129 funcionários. A lista tem ainda Petrobras (-4.019) e Banco do Brasil (-2.676).
O número, divulgado nesta segunda-feira (04/12), ainda vai aumentar até o fim de dezembro e não há previsão de ampliar o quadro, segundo informou a Coordenação e Governança das Empresas Estatais. A intenção do governo é reduzir os custos. Mas, na verdade, o que se observa na prática é o desmonte das empresas públicas.
O Brasil conta atualmente com 149 estatais, a maioria delas nas áreas financeira e de infraestrutura. O lucro líquido no acumulado do ano chegou a 23,2 bilhões. Mesmo assim, o governo Temer quer privatizá-las.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|