Notícias
Greve nacional contra a reforma da Previdência

Os trabalhadores brasileiros organizam uma greve nacional, em 5 de dezembro, contra a reforma da Previdência, prevista para ser votada, em primeiro turno, na Câmara Federal no dia 6. O governo de Michel Temer pressiona para que a matéria, que agrava ainda mais as restrições existentes, seja aprovada em dois turnos até o dia 15 de dezembro.
Os bancários também participam da paralisação. O entendimento é de que a nova proposta, apresentada pelo governo no dia 22 de novembro, apenas disfarça os prejuízos que os trabalhadores terão. Na essência, a PEC 287/2017 fixa idade mínima para aposentadoria - 65 anos homens e 62 anos mulheres -, aumenta o prazo de contribuição para 40 anos e reduz o valor das aposentadorias de demais benefícios previdenciários.
A reforma da Previdência é mais uma das muitas medidas tomadas pelo governo Temer que prejudicam a sociedade. Primeiro, congelou os investimentos públicos na saúde e educação por 20 anos. Depois, aprovou a terceirização e logo depois a reforma trabalhista. Paralelamente, desmonta todo o patrimônio nacional, a exemplo dos bancos públicos, da Petrobras e da Eletrobras, que, inclusive, já foi anunciada a venda.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|