Notícias

População sofre sem serviços básicos

O número de domicílios no Brasil em 2016 era de 69,2 milhões, sendo 86% casas e 14% de apartamentos. Entretanto, muitas pessoas ainda não usufruem dos serviços básicos e obrigatórios para a população, como saneamento. Isso mostra o quanto o país é desigual.

Os que utilizam desse serviço são 65,9% do total, ou seja, 45,6 milhões de casas. No Centro-Oeste são 54,9%, no Nordeste 44,3% e na região Norte, 18,9%. Os números são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE.

O problema da água também preocupa. Por mais que 97,2% das residências tenham água canalizada, só 87,3% tinham acesso diariamente à água da rede. No Nordeste, a porcentagem é de 66% e na região Sul, 98,1%. Em relação ao abastecimento por meio de poço artesiano ou profundo, 20,3% na região Norte e 8,6% no Nordeste.

No Brasil, 88,4% das casas eram de alvenaria ou taipa com revestimento. 6,3% eram sem revestimento e 4,8% de madeira. O piso predominante (76,6) era de cerâmica, lajota ou pedra. Os números mostram que a desigualdade é o retrato do país.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.