Notícias

Políticas de prevenção à doença em debate com a Fenaban

A Comissão Bipartite de Saúde do Trabalhador se reúne, na terça-feira (28/11), às 15h, com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), para discutir medidas de prevenção às doenças relacionadas ao trabalho. Bancos e Bancários preparam um questionário de avaliação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Também debatem sobre a implementação de um relatório para investigar as causas de afastamento no trabalho da categoria. É fundamental que as empresas desenvolvam políticas de prevenção, com transparência de informações, sobretudo em decorrência do alto índice de afastamento de bancários das atividades.

Dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), divulgado recentemente, revela que o INSS destinou cerca de R$ 70 bilhões para trabalhadores lesionados, o que deixa claro que falta política de prevenção nos bancos. O levantamento revela ainda que o MPT recebeu 65 denúncias de assédio entre 2012 e 2014. Portanto, é fundamental que uma política de atenção à saúde do trabalhador.

Assédio moral

Na segunda-feira (27/11), bancários e Fenaban voltam a discutir o instrumento de combate ao assédio moral. Os trabalhadores querem mais agilidade na apuração das denúncias. Atualmente são 45 dias. A categoria reivindica 30 dias. Também querem estratificar todas as denúncias recebidas pelos canais internos dos bancos e uma avaliação precisa sobre os critérios de apuração.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.