Notícias
Salvador terá passeata no Dia da Consciência Negra

O fim do preconceito e a inclusão do negro na sociedade serão temas da Marcha da Consciência Negra, na segunda-feira (20/11), em Salvador. A concentração é no Campo Grande, às 15h. Antes, pela manhã, tem a tradicional lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares, na praça da Sé.
O dia será de celebração e luta por igualdade. Pesquisas mostram que o preconceito ainda é uma característica forte na sociedade brasileira. Os negros, por exemplo, são maioria entre os desempregados. Dos 13 milhões de desempregados no país, 8,3 milhões, ou 63,7% são trabalhadores negros.
Discriminação também na hora de definir os salários. O rendimento médio dos negros no primeiro trimestre do ano foi de R$ 1.521,00. Já o dos brancos chegou a R$ 2.757,00. A pesquisa é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Um outro levantamento, a ONU (Organização das Nações Unidas) destaca que o racismo está presente na maioria dos homicídios de negros no Brasil. A cada 23 minutos, um jovem negro é morto no país. Por dia, o número chega a 66. Por ano, são 4.290 óbitos.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|