Notícias

Trabalhadores fazem Dia Nacional de Luta

Trabalhadores de todo o país fazem, nesta sexta-feira (10/11), um Dia Nacional de Luta contra as reformas trabalhista, da Previdência e contra a retirada de direitos. Na Bahia, os bancários decidiram, em assembleia, paralisar as atividades nas agências até o meio dia.

A data foi escolhida por anteceder o dia em que a reforma trabalhista entra em vigor. A nova legislação altera mais de 100 pontos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e abre caminho para a jornada excessiva de trabalho, sem aumento salarial.

Os bancários aproveitam para denunciar o desmonte dos bancos públicos e a intenção do governo Temer em privatizar as estatais. A venda da Caixa, segundo informações veiculadas em jornais de grande circulação, seria anunciada ainda neste ano.

Em Salvador, outras categorias realizam atos. Logo cedo, às 6h, tem manifestação no Dique do Tororó. Depois, os manifestantes seguem para o Campo Grande e às 11h saem em passeata até o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em protesto contra as mudanças nas regras para aposentadoria.

A proposta quer aumentar para 65 anos a idade mínima para o homem requerer o benefício e 62 anos, para a mulher. Também eleva dos atuais 15 anos para 25 anos o tempo mínimo de contribuição. Ainda assim, o trabalhador só terá direito a receber 75% do salário. Para ter o benefício integral terá de contribuir por 40 anos.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.