Notícias

Projeto de Lei quer proibir privatização da Caixa

Enfim, diante de tantos ataques, uma notícia boa para os empregados da Caixa. Um projeto de lei de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), proíbe a privatização de empresa pública que explore com exclusividade as atividades de loteria e penhora de bens privados.

Na prática, a proposta impede a venda do banco, já que é a Caixa quem presta os serviços no país. O PL tramita em caráter conclusivo e deve passar pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação e, por fim, de Constituição e Justiça. Depois, segue para análise no plenário da Câmara Federal.

A notícia vem em ótimo momento. Agora, sociedade e bancários devem pressionar para que a tramitação ocorra com brevidade. Como amplamente divulgado nos grandes jornais, a Caixa está na lista de privatizações do governo federal.

A previsão é de que o presidente Michel Temer anuncie a venda do banco ainda neste ano, para em 2018 colocar em prática. Se sair do papel, será uma perda irreparável ao país. A instituição financeira é fundamental no desenvolvimento de políticas públicas. Tem presença ativa na vida do brasileiro, embora muita gente desconheça.

É a Caixa, por exemplo, quem financia obras de infraestrutura, de saneamento básico, a agricultura familiar. Também é responsável por liberar crédito para que milhões de brasileiros realizem o sonho da casa própria. Na educação, garante aos jovens, sobretudo mais carentes, o tão desejado diploma de ensino superior, por meio de incentivos financeiros, como o FIES.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.