Notícias
Brasil tem quase 13 milhões de desempregados, aponta IBGE

O Brasil fechou setembro com 12,961 milhões de desempregados. O alto índice de pessoas sem ocupação divulgado em mais uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que a crise na economia não passou.
Pelo contrário. Em um ano, quase um milhão e meio de pessoas entraram para as estatísticas. São trabalhadores que procuram emprego, mas não conseguem. A recessão econômica agrava o problema.
O levantamento do IBGE, no entanto, mostra que desde o início do ano a taxa de desempregados tem caído. No segundo trimestre eram 13,486 milhões de pessoas sem ocupação no Brasil. Mas, os dados não são tão positivos quanto parecem. A maioria das pessoas que conseguiu trabalho nos últimos meses está na informalidade.
O índice de trabalhadores contratados sem carteira assinada cresceu 6,2% desde de janeiro. Já o de trabalhadores formais caiu 2,4%. Taxa que certamente vai aumentar com a nova legislação trabalhista. Importante lembrar que os trabalhadores sem carteira assinada perdem direitos fundamentais, como férias, abono, seguro-desemprego, FGTS.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|