Notícias

MPT lança relatório sobre doenças na categoria bancária

O Ministério Público do Trabalho lança, nesta sexta-feira (27/10), o relatório Retrato do Adoecimento no Setor Bancário na Bahia. O documento será apresentado durante audiência pública, a partir das 8h30, na sede do órgão, no Corredor da Vitória, em Salvador.

Dados preliminares revelam que nos últimos 20 anos houve um aumento alarmante de doenças na categoria, sobretudo as de cunho psicológico. O número de ações individuais na Justiça do Trabalho também cresceu, saindo de 2,3% em 2009 para 4,6% em 2016.

O relatório revela ainda que a concessão de benefícios feito pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) eleva a cada ano. Pulou de 100 em 2010 para 900 em 2015.

A exposição a assaltos e o alto nível de exigências dos bancos, que a cada dia impõem mais metas aos bancários, estão entre os principais fatores para o alto número de afastamentos e aposentadorias na categoria.

Os dados detalhados de todo o trabalho serão conhecidos nesta sexta-feira (27/10). O relatório foi elaborado pelo MPT em parceira com o INSS, Justiça do Trabalho e o Sindicato dos Bancários da Bahia.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.