Notícias

Cai o número de ocupados no Brasil

O número de trabalhadores em empresas de pequeno porte (com até cinco empregados) aumentou de 48,1% para 50,1% entre 2015 e 2016. Já o de pessoas nos grandes empreendimentos reduziu de 29% para 26%. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O país tinha no ano passado, segundo o relatório, 73,7 milhões de empregadores, trabalhadores por conta própria e empregados. Número também menor do que o de 2015, quando foram registrados no Brasil 75 milhões de pessoas ocupadas, ou seja, com trabalho.

O IBGE também revela que a taxa de sindicalização registrou em 2016 o menor nível desde o início da série histórica, em 2012. O total de associados saiu de 13,6% para 12,1% no período de quatro anos. Em números, houve a redução de 1 milhão de trabalhadores sindicalizados.

Um dado ruim, sobretudo diante do atual cenário de perdas de direitos. O momento exige dos trabalhadores união e trabalho coletivo, para superar as dificuldades impostas pelo atual contexto econômico e político.

O levantamento mostra ainda que do total de trabalhadores por conta própria, 18,9% tinham CNPJ, ante 14,9% em 2012. A pesquisa do IBGE foi divulgada nesta quarta-feira (18/10).

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.