Notícias

Adiada votação que transforma Caixa em S/A

Uma vitória para os empregados da Caixa. O Conselho de Administração (CA) adiou a votação da proposta que modifica o estatuto da Caixa, transformando o banco em Sociedade Anônima (S/A). A alteração estava prevista para ser apreciada nesta quarta-feira (18/10), mas graças à mobilização dos empregados a direção da empresa recuou.

São vários os pontos polêmicos do projeto, apresentado há pouco mais de um mês pelos conselheiros que representam os ministérios, ou seja, o governo. Segundo Rita Serrano, coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, “quando a lei 13.303/18 foi promulgada, em junho, o item que obrigava as empresas públicas a se tornarem S/A já havia sido retirado, assim como o que tratava da abertura de capital e da mudança na composição acionária”. Portanto o que foi proposto, desrespeita a própria norma.

Outro ponto questionável é o discurso da “governança” mais eficiente, feito pelo Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a partir da transformação em S/A, porque a Caixa já tem atualmente a supervisão de 15 órgãos e, mais recentemente, com as denúncias surgidas contra membros da direção, contratou empresa de investigação forense externa.

Vale destacar que quando uma empresa se torna S/A há disputa entre os acionistas, o que pode inviabilizar o importante papel que a Caixa tem hoje, de maior operadora dos programas sociais do país.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.