Notícias

Quarta-feira tem ato em defesa da FUNCEF

Os empregados da Caixa realizam, nesta quarta-feira (18/10), um Dia Nacional em Defesa dos Participantes da FUNCEF. O objetivo é chamar atenção para os problemas na administração do fundo de pensão. A má gestão tem gerado déficit à Fundação e trazendo muitos prejuízos aos participantes, que mais uma vez têm de cobrir o rombo do próprio bolso.

Um dos problemas é o contencioso gerado pela Caixa. Há cerca de 20 anos, o banco joga no colo do empregado o pagamento das dívidas trabalhistas. Em outras palavras, como a instituição financeira não paga o que deve, o déficit da FUNCEF cresce, elevando também as contribuições extraordinárias por parte dos participantes.

O Dia Nacional de Luta é para chamar atenção ainda para o projeto de lei complementar que tramita na Câmara Federal em regime de urgência. Se aprovada, a proposta substituirá o representante dos empregados da gestão dos fundos de previdência das empresas públicas por gestores de mercado.

Importante destacar que a FUNCEF é o terceiro maior fundo de pensão do Brasil, com cerca de R$ 60 bilhões em recursos administrados. O valor equivale a quase 1% do PIB (Produto Interno Bruto) do ano passado. Portanto, precisa ser defendida por todos.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.