Notícias

Estatais cortam 16 mil empregos. Caixa, 4.777

As empresas estatais obtiveram lucro líquido de R$ 17,3 bilhões no primeiro semestre deste ano, elevação de 19,6% ante o mesmo período de 2016, quando registraram ganho de R$ 14,5 bilhões. Apesar do balanço positivo, o governo Temer fechou 16.701 postos de trabalho, por meio de programas de incentivo à aposentadoria.

A Caixa, sozinha, cortou 4.777 vagas no período. Os dados, parte da 3ª edição do Boletim das Estatais, divulgado pelo Ministério do Planejamento, deixam claro que as empresas públicas, inclusive os bancos, estão sendo desmontadas para serem entregues ao capital privado.

O pior é que o governo federal comemora. Em nota, avalia como "extremamente bem sucedidas" a estratégia de redução de custos com os planos de demissões, desconsiderando que, desta forma, compromete o serviço. Na Caixa, por exemplo, a reestruturação está acabando com setores estratégicos. Os empregados são sobrecarregados e ainda ameaçados pela direção da empresa, com a perda de função e, consequentemente, a redução salarial.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.