Notícias

Brasil tem 13,1 milhões de desempregados

O número de desempregados no Brasil, embora tenha apresentado queda, ainda segue bastante elevado, com nível recorde. Entre junho e agosto passado, o país tinha 13,1 milhões de pessoas sem trabalho. O índice é de 12,6%, portanto menor do que os 13,3% registrado no trimestre encerrado em junho.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, são mais de 1 milhão de pessoas desempregadas, aumento de 9,1%. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e revelam um dado importante. A melhora não se deve ao aumento da oferta de vagas formais, ou seja, com carteira assinada. E sim, os trabalhos informais, onde o trabalhador não tem as garantias trabalhistas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Os dados mostram que das 1,4 milhão de pessoas que garantiram ocupação no trimestre encerrado em agosto, mais da metade se deve ao crescimento do emprego em categorias da ocupação informal e que trabalham por conta própria, ou seja, a população está fazendo o que pode para sobreviver no Brasil.

Para se ter ideia, no trimestre, houve aumento de 2,1% dos trabalhadores por conta própria, com mais de 472 mil pessoas, totalizando 22,8 milhões de pessoas nessa categoria.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.