Notícias

Com digitalização, bancos reduzem caixas eletrônicos

Alegando questões de segurança e o alto custo de manutenção, os bancos reduzem o número de terminais eletrônicos disponíveis ao cidadão e, consequentemente, investem cada vez mais em plataformas digitais para as transações bancárias.

Os dados do Banco Central mostram. No primeiro semestre deste ano, o número de caixas eletrônicos registrou queda em relação ao mesmo período do ano passado. O Itaú retirou 814 máquinas de circulação; o BB, 4.539 equipamentos e o Santander, 517.

A Caixa ainda não informou os dados, mas o número de terminais no banco vem caindo desde 2015 - em linha com o mercado. De acordo com o BC, o ano de 2016 encerrou com menos 6.431 terminais no país, caindo para 175.947 postos.

O movimento de redução começou em 2015, com 2.068 máquinas saindo de circulação, totalizando no fim daquele ano 182.378 equipamentos. Em compensação, os caixas do Banco24Horas, que executam transações de várias instituições em um mesmo equipamento, apresentaram crescimento de 10% no primeiro semestre do ano, com aumento de 1.874 pontos.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.