Notícias
Bancos estimulam cliente a usar canal digital

Os bancos aumentam a ofensiva para que os clientes deixem de utilizar as agências bancárias físicas e passem a acessar os canais digitais em todas as operações. Desta forma, podem fechar as unidades ditas ineficientes e cortar postos de trabalho, prejudicando a economia nacional.
De acordo com o Banco Central, entre dezembro de 2016 e junho deste ano, 987 agências fecharam, reduzindo para 21.560 o número de unidades no país. Das 5.588 cidades brasileiras, 371 não têm hoje canais de acesso direto aos bancos.
A Caixa segue o mesmo caminho. Na instituição, 42% das operações são feitas via internet banking e celular. Com o avanço digital, a empresa, fundamental para o crescimento do Brasil e responsável pelos programas de inclusão social, também anuncia o fechamento de agências, 100 no total.
O quadro de pessoal também tem caído. No fim de 2014 eram 101 mil empregados. Hoje, depois de sucessivos planos de aposentadoria, são cerca de 90 mil.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|