Notícias

Setembro amarelo faz campanha de prevenção contra o suicídio

O número de pessoas que tiram a própria vida tem crescido no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam uma média de 32 suicídios por dia, total superior ao de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Mas, a realidade poderia ser muito diferente, se o tabu que gira em torno do assunto fosse quebrado.

Com encaminhamento correto ao tratamento, nove em cada 10 casos poderiam ser evitados, apontam especialistas. Embora os idosos sejam os que mais cometem suicídio no país, o número de jovens tem aumentado significativamente. Nos últimos 10 anos, o índice cresceu 33% entre as pessoas de 15 a 29 anos.

Dados do Mapa da Violência de 2014 revelam que em do total de casos, 2.898 estavam nesta faixa etária. Outros 146 eram menores de 15 anos. Justamente para reverter o aumento de casos de suicídio, em 2014, surgiu no Brasil a campanha Setembro Amarelo que aborda a tentativa e a concretização do ato de tirar a própria vida como um problema de saúde pública. Durante todo o mês são realizadas ações de prevenção.

A iniciativa é do Centro de Valorização da Vida (CVV) e conta com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Em outros países, a campanha existe desde 2003 e é realizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a Organização Mundial de Saúde. A OMS estima que cerca de um milhão de pessoas tirem a própria vida por ano no mundo.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.