Notícias

Governo faz nova "privatização" da Vale. FUNCEF é prejudicada

A Vale é a segunda maior produtora de minério de ferro do mundo. A empresa, que nos anos 90 foi vendida a preço irrisório, está prestas a perder a gestão de caráter nacional. A medida, do governo de Michel Temer, prejudica os fundos de pensão que controlavam parte do capital da empresa, como a FUNCEF.

Depois de muita pressão do governo que usa como "pretexto" a liberdade de mercado, a Vale anunciou que 84,4% dos acionistas concordam em trocar as ações preferenciais por ordinárias. A decisão representa a venda do controle acionário direto da FUNCEF e outros fundos de pensão, detentores de cerca de 53% das ações preferenciais da empresa.

Assim, a Vale tem o controle acionário pulverizado. Em outras palavras, a medida abre caminho para que as mais ricas reservas minerais do mundo para o capital internacional.

Hoje, a participação de investidores estrangeiros na Vale é de 47%. Com a abertura, certamente vai aumentar.

A mudança do controle da Vale, feita sem alarde da grande imprensa, é mais uma das muitas medidas do governo Temer que prejudicam toda a sociedade brasileira. Além da Vale, há ainda o desmonte das empresas públicas, como Caixa e Petrobras, essenciais para o desenvolvimento do país e à soberania.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.