Notícias

Empresas devem R$ 545 bi em PIS/Cofins

Uma reportagem da ONG Repórter Brasil mostra as 20 empresas que mais devem tributos no país. A dívida chega a R$ 545,4 bilhões só em PIS/Cofins, justamente os impostos elevados pelo governo Temer para cobrir um rombo nas contas públicas.

As empresas, de acordo com as informações, recebem o tributo dos consumidores - que não têm a opção de não pagá-lo, já que está embutido no preço final do produto - mas não repassam ao governo. Ou seja, se fazem donas do dinheiro. Estão na lista de caloteiros grandes grupos empresariais como a Walmart, Eletropaulo, Itaucard, Ambev e JP Morgan.

Importante destacar que as verbas arrecadadas por meio do PIS/Cofins vão para o orçamento da Seguridade Social - que abrange Previdência, saúde e assistência social - e ajudam a financiar programas com o SUS (Sistema Único de Saúde) e o seguro-desemprego. Tudo o que o governo Temer está acabando.

O calote, portanto, amplia o "déficit" da Previdência, utilizado para justificar a reforma que acaba com o direito à aposentadoria de milhões de brasileiros. Por isso, muitos especialistas questionam a veracidade do argumento. O ideal, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico), seria o governo trabalhar na reforma tributária, para acabar com essas e outras distorções.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.