Notícias
Caixa retoma ampliação do GDP

Mais uma medida arbitrária pegou todos os empregados da Caixa de surpresa, nesta semana. A empresa iniciou a ampliação do GDP (Gestão de Desempenho de Pessoas). O programa, prevista na nova versão do normativo RH 025, atinge a todos os bancários que tenham concluído o período de experiência e que não estejam cedidos, requisitados ou liberados.
São muitos os pontos polêmicos do RH 025. Destaque para a assinatura de acordo individual entre o bancário e o banco e a classificação do desempenho do empregado em incipiente, emergente, eficaz, superior em estilo, superior em resultado ou excepcional. Tudo vai depender do cumprimento de metas.
A ampliação do GDP deixa os empregados ainda mais vulneráveis. Os trabalhadores já têm de lidar com a sobrecarga e outras políticas impostas pela direção do banco. Também sentem a redução drástica do quadro de pessoal - em 2014 eram 101 mil. Agora são 90 mil e depois do PDVE - o segundo do ano - podem chegar a 87 mil.
Histórico
O GDP começou a ser implantado em 2015, sem qualquer discussão com os empregados. Desde lá, foi tema de muitas reuniões entre a CEE e a direção da empresa. Os debates terminaram com a suspensão do programa, no acordo da campanha salarial de 2015/2016. Agora, a atual gestão resolveu desengavetar, assim como tem feito com outros normativos.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|