Notícias

Crescem fraudes por meio do celular

Um novo golpe tem deixado muita gente de cabelo em pé no Brasil. Aproveitando brechas nos sistemas de internet banking, bandidos utilizam celulares clonados para fazer transferências, às vezes, milionárias, para contas ligadas ao esquema.

É bom dobrar a atenção. O golpe começa com a obtenção do número de celular de alguém.

Na sequência, é registrado em outro chip. Depois de ativado, os bandidos baixam os aplicativos dos bancos e, com o acesso, realizam as transações.

Segundo a investigação, há indícios de que pessoas de dentro das operadoras de telefonia estejam envolvidas na operação, uma vez que são necessários muitos dados para ter acesso aos dados da vítima, inclusive tokens e senha de banco.

Junto com downloads de aplicativos falsos, os golpes em conta bancária por meio do aplicativo constituem 15% de todos os cibercrimes registrados no Brasil. A Febraban (Federação Nacional dos Bancos) informa que as empresas investem cerca de R$ 2 bilhões por ano em segurança virtual. Também comunicou que trabalha em parceria com as empresas para reduzir riscos e garantir proteção ao consumidor. Mas, ao que parece, as quadrilhas especializadas estão bem à frente. Sendo assim, aos usuários, resta redobrar a atenção. Neste caso, todo cuidado é pouco.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.