Notícias
INSS deixa de arrecadar R$ 30 bi com sonegação

Diante da inadimplência e da sonegação tributaria, a ineficiência arrecadatória, nome dado ao processo de baixa arrecadação financeira, está em franco crescimento. O INSS deixou de arrecadar R$ 30,4 bilhões em 2015. Nos últimos anos, o processo vem aumentando ainda mais.
A sonegação é uma das principais causas para a arrecadação menor do que a devida.
Fraudes com empresários e empresas que desconsideram benefícios, auxílios e o repasse salarial do trabalhador são constantes. No quesito inadimplência, a Receita cobra administrativamente juros e multas para empresários.
A fiscalização sobre a Previdência diminuiu devido à reivindicação dos auditores fiscais em relação ao aumento de salário, maneira de pressionar o governo, segundo a Receita Federal. Com a reforma que prejudica todos os trabalhadores, a Previdência está em destaque com todos os problemas estruturais de gestão.
Enquanto o órgão continuar a refinanciar as dívidas das empresas e dos empresários e a Receita Federal não tiver estrutura de fiscalização, não haverá mudança na arrecadação e o trabalhador sairá penalizado.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|