3

Notícias

Brasil tem 13,5 milhões de desempregados

Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta sexta-feira (28/07), revela que 13,5 milhões de pessoas estavam desempregadas no Brasil no trimestre encerrado em junho. Alta de 1,7% na comparação com o mesmo período de 2016.

O levantamento traz um dado nada bom. O número de trabalhadores formais está em queda. Em 2014, o país 36,880 milhões de pessoas com carteira assinada. Hoje são 33,3 milhões. Mais de 3,5 milhões trabalhos formais foram perdidos no período. A notícia é ruim, pois a carteira assinada garante direitos importantes aos trabalhadores, como o cálculo do tempo de contribuição para a Previdência.

O número de trabalhadores na informalidade cresceu 4,3% em apenas três meses, chegando a 10,6 milhões. A tendência é elevar mais, com a lei da terceirização e a reforma trabalhista. A pesquisa mostra ainda alta no número de pessoas que trabalham por conta própria - 22,5 milhões - elevação de 1,8% ante os meses de janeiro a março.

No segundo trimestre, o país tinha 90,2 milhões de pessoas ocupadas, elevação de 1,4% na comparação ao trimestre anterior e recuo de 0,6% ante o mesmo período do ano passado.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.