3

Notícias

Brasileiro consome mais do que precisa

Todos os meses, os consumidores brasileiros fazem a lista de compras, vão ao supermercado e organizam as prateleiras da dispensa. Boa parte faz a tarefa de forma mecânica, sem pensar se, de fato, é necessário adquirir tudo o que está na relação.

Os brasileiros sabem da importância do consumo consciente, mas poucos seguem na prática. É o que revela pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Apenas 28% têm hábitos mais conscientes.

Segundo o levantamento, o Índice de Consumo Consciente (ICC) atingiu 72,1%, permanecendo estável em relação a 2016. Na escala de 1 a 10, os entrevistados se deram nota 8,7 para a importância do tema, resultado que não alterou em relação ao ano passado.

Os participantes revelam ainda que, no que se refere a preocupação com o meio ambiente, 88% trocam ou doam produtos que não usam mais e 76% evitam imprimir.

Em relação ao engajamento social, 90% incentivam as pessoas de casa a economizarem água e luz, 86% preferem passar o tempo livre com a família e os amigos e 81% apoiam o controle da propaganda.

A pesquisa foi realizada em 26 capitais mais o Distrito Federal, com pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. O objetivo é compreender como o brasileiro se comporta em relação ao consumo sustentável e equilibrado e acompanhar as mudanças nos hábitos de compra e outras ações cotidiana. A margem de confiança é de 95%.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.