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Inovação tecnológica impacta o setor bancário

A inovação tecnológica no setor financeiro traz sérios impactos para bancários e clientes que veem o número de profissionais e agências caindo drasticamente nos últimos anos. A informação é parte da pesquisa Inovação Tecnológica no Setor Financeiro e Impacto para os Trabalhadores, realizada pelo economista Vinícius Lins.

Partindo de um panorama geral da tecnologia, foram analisadas implicações no setor bancário, que passou por cinco grandes inovações tecnológicas, gerando várias modificações desde a criação dos grandes centros de processamento de dados, automação dos caixas das agências, generalização dos terminais de autoatendimento, além de permitir aos clientes interações com o banco, de casa ou do trabalho.

No momento atual, o país observa a grande utilização do mobile banking. A ferramenta tem trazido implicações para o trabalho bancário, não só com a redução de profissionais atuando, mas também com relação ao tipo de profissional que os bancos exigem para atender a nova demanda.

Há uma tendência muito forte do crescimento dos canais digitais, ou seja, das agências digitais, o que tem resultado em um número cada vez menor dos trabalhadores, além de uma estrutura física mais enxuta. A ideia principal deste movimento é a automação e a transferência do trabalho do bancário para o cliente. "Com os aplicativos, o cliente agora assume a responsabilidade sobre o que executa na sua conta.

Qualquer erro, ele é responsabilizado e arcará com os riscos, enquanto que o banco se isenta de qualquer problema”, destacou Vinícius.

Hoje, os canais digitais respondem por 57% das transações, que distribuídos apresentam o Mobile Banking com 34%, Internet Banking com 23%, autoatendimento com 15% e as agências bancárias com apenas 8%. O investimento em tecnologia no Brasil é de US$ 42,9 bilhões e US$ 2,7 trilhões no mundo.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

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