3

Notícias

Deflação de 0,23% preocupa Dieese

Os grandes bancos do país, inclusive dois públicos - BB e Caixa, estão entre os principais A deflação de 0,23% registrada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), em junho, não é motivo para comemorar. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em tempos de crise econômica como vive o Brasil, variação negativa nos preços não é uma boa notícia. Isso porque o resultado vem de um enfraquecimento no consumo.

A deflação verificada no mês passado é a primeira desde o mesmo mês de 2006 e é resultado da profunda crise que o país atravessa. O governo de Michel Temer comemora de forma leviana cada acontecimento no país, se aproveitando da ajuda da grande mídia para fazer propaganda de resultados que não advêm de qualquer influência dos próprios atos.

O ideal seria que o Brasil mudasse a lógica de manutenção da política de juros altos diante da grave recessão. A calibragem das taxas precisaria ser bem mais potente porque considera todos os preços e não como é nos EUA, onde a taxa é um núcleo da inflação que inclui apenas os preços concorrenciais, como defende alguns economistas.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.