Notícias
Bancos fecham 20 mil postos de trabalho com digitalização

Os bancos investem alto na digitalização dos serviços. Ao mesmo tempo, aceleram a redução de postos de trabalho. A notícia preocupa. Mais de 20 mil postos de trabalho foram fechados em 2016, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
O número é muito maior do que o observado em 2015 - saldo negativo de 9.886 vagas, em 2014 (menos 5.004) e em 2013 (menos 4.329). O número de agências também caiu. O setor fechou 1.208 unidades bancárias em dois anos, 929 só entre janeiro e maio deste ano, de acordo com o Banco Central.
Coincidência ou não, o índice de pessoas que realizam transações por meio de smartphones, tablets ou computadores cresceu no período. Pesquisa da consultoria Deloitte revela que 57% das operações são feitas por esses meios.
Outro dado chama atenção. Enquanto os bancos enxugam o quadro de pessoal e fecham agências, o número de pessoas que utilizam o sistema bancário cresceu 3,45% no ano passado. Daí a explicação para o aumento da sobrecarga de trabalho e o elevado índice de doença ocupacional entre a categoria.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|