3

Notícias

Taxa de desemprego estável em Salvador e Região Metropolitana

A taxa de desemprego permaneceu estável em Salvador e Região Metropolitana, aponta pesquisa feita pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Entre março e abril, o índice ficou em 23,9% da População Economicamente Ativa (PEA). Em números, são cerca de 456 mil pessoas desempregadas na RMS, queda de 6 mil ante fevereiro e março.

Apenas a Construção Civil apresentou dados positivos em abril, com a geração de 13 mil postos de trabalho. Os demais setores da economia têm saldo negativo. Serviços apresentou queda de 1,6% - menos 15 mil vagas de emprego. No Comércio a redução foi mais acentuada (- 4,1%) e na Indústria de Transformação, a retração chegou a - 2,8%.

O contingente de trabalhadores assalariados também caiu, menos 20 mil pessoas. A pesquisa mostra declínio tanto no setor privado (- 16 mil) quanto no público (- 4 mil). Houve ainda redução no número de empregados domésticos, menos 6 mil. Já os trabalhadores autônomos cresceram, 2 mil.

A média salarial das pessoas ocupadas de Salvador e Região Metropolitana é de R$ 1.460,00. Já a dos assalariados é de R$ 1.518,00, elevação de 4,5%, aponta o levantamento.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.