Notícias

Inflação cai. Mas desemprego segue em alta

A inflação caiu nos últimos meses. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) está em 4,08%. No mesmo período do ano passado, chegava a 9,28%. A estimativa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) é de que a índice continua a cair nos próximos meses.

O levantamento aponta redução em alguns itens alimentícios, como feijão carioca (- 18,76) e cenoura (- 45,28%). Por outro lado, itens essenciais como plano de saúde e produtos farmacêuticos registraram alta no período, 13,57% e 8,18%, respectivamente. A previsão do IPEA é de que o IPCA encerre o ano em 3,8% ao ano.

Embora os dados da inflação apresentem melhoras, o desemprego crescendo. No primeiro trimestre, a taxa de pessoas sem trabalho no país atingiu 13,7%, a maior da série histórica, iniciada em 2012. No mesmo período do ano passado, o índice estava em 10,9%. Em números, são mais 3,1 milhões de desempregados no Brasil que hoje tem 14,2 milhões de pessoas sem ocupação.

Outro indicador importante mostra redução do poder de compra do trabalhador. Segundo o PIB (Produto Interno Bruto), a despesa de consumo das famílias caiu 4,2% no ano passado.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.