Notícias

EDITORIAL JORNAL NOSSA AGECEF DE ABRIL

Mais uma edição do jornal Nossa AGECEF chega aos associados para manter a informação e o debate em dia. Neste número, procuramos dar uma atenção especial aos acontecimentos que deixam os brasileiros, especialmente as classes trabalhadoras, com muitas preocupações e dores de cabeça enormes. Sim, é missão nossa informar e, ao mesmo tempo, enfrentar e combater toda sorte de atividades que signifiquem prejuízo para a Nação e para os trabalhadores. Sejam elas do Legislativo, do Judiciário ou Executivo, vivemos um momento de desmonte do Estado Brasileiro e suas instituições. Corremos o sério risco de ver desaparecer domapa a Caixa, Banco do Brasil, BNDES, BNB, Petrobras e outras estatais que sempre estiveram à frente do desenvolvimento do país.

Sobre a Caixa, em especial, são reais as manobras para enfraquecê-la. Maquiagem do balanço, PLR manipulada, fechamento de agências, falta de contratação de empregados, privatização de loterias. Não bastasse isso, a empresa estuda colocar em prática normatização interna para rescisão de contrato de trabalho sem justa causa, ressuscitando o famigerado RH 008, que infernizou a vida de muitos empregados no começo dos anos 2000. Resumindo: se hoje as condições de trabalho nas unidades já estão comprometidas, imaginemos esse turbilhão de medidas nefastas como não agravará o atendimento à população, principalmente nas unidades do interior. Voltando à situação do país, é lamentável como a Câmara de Deputados se dispôs a protagonizar, a mando dos setores que efetivamente dirigem o país, os empresários, um verdadeiro massacre ao patrimônio e ao brasileiro.

Em um pequeno espaço de tempo, com a votação da lei que permite a terceirização ir restrita da mão-de-obra e outra que altera praticamente toda a CLT, em desfavor do trabalhador, vimos ruir todas as garantias trabalhistas que foram conquistadas ao longo dos últimos 70 anos e consagradas na Constituição de 1988. Ainda na pauta de urgência do Congresso, a reforma da Previdência, que praticamente inviabiliza as aposentadorias de homens e mulheres e que deverá ser votada em breve, apesar de rejeição da população e de diversos setores especializados, como o MPT e Associações de Magistrados do Trabalho.

É necessário resistir e protestar nas ruas e nas organizações contra esse tipo de desmonte, para que tenhamos a possibilidade de resgatar a dignidade da população e enfrentar com muita disposição as manobras impostas pelo governo federal para servir aos empresários. É nesse contexto que a AGECEF-BA se coloca como entidade de defesa dos interesses gerais, não só de seus associados, mas de um Brasil mais unido e justo.

Paulo do Amor Divino – Diretor de Comunicação e marketing da AGECEF-BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.