Notícias

Brasil tem 26,5 milhões sem trabalho adequado

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no primeiro trimestre de 2017, a taxa composta da subutilização da força de trabalho, que abrange desocupados, subocupados por insuficiência de horas e os que fazem parte da força de trabalho potencial, ficou em 24,1% da população brasileira.

Em números, a pesquisa revela que 26,5 milhões de pessoas estão sem trabalho adequado. Em relação aos trabalhadores subocupados por insuficiência de horas trabalhadas, o número atinge a marca de 5,3 milhões de pessoas. Já os desocupados são 14,2 milhões.

O IBGE considera subocupados aqueles que trabalham menos de 40 horas por semana. A força de trabalho potencial é formada por pessoas que gostariam de trabalhar, mas não procuraram, ou procuraram, mas não estavam disponíveis para trabalhar no momento do estudo. Mulheres que estão fora do mercado para criar filhos, por exemplo, entram na conta. A soma do contingente é o que a economia brasileira desperdiça de mão de obra atualmente.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.