Notícias
Defesa dos bancos públicos cresce com nova frente parlamentar

Diversas entidades articulam a criação de uma Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos. De autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o Projeto de Resolução de criação conta com apoio de diversos setores da sociedade civil, para impedir a onda privatista que ronda as estatais.
O lançamento acontece no mês de junho. A Frente soma esforços a outras já existentes contra ameaças ao patrimônio público. A privatização de empresas públicas ocorre de forma bastante acelerada.
O governo Temer, inclusive, pressiona os Estados a venderem empresas públicas, para que garantam a renegociação da dívida. Para impedir que as estatais sejam vendidas, os trabalhadores devem ampliar as ações. Na Caixa, a luta em defesa do banco 100% público já acontece há mais de um ano.
Mas, agora, não dá para vacilar. Os empregados tem de ficar atentos. Constantemente, a direção da empresa coloca em prática medidas que prejudicam o quadro de pessoal. Agora, boatos indicam que o RH 008, que prevê demissão sem justa causa, pode voltar. A intenção seria reduzir o número de bancários para facilitar a privatização.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|