Notícias

Terceirização aumenta acidentes de trabalho

A terceirização pode aumentar os casos de acidente de trabalho, conclui pesquisa da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho). A prática amplia os incidentes, na medida em que possibilita a precarização das condições de trabalho, dificulta a organização dos trabalhadores e fragiliza as ações de fiscalização.

As condições de contratação a que são submetidos os terceirizados os obriga a aceitarem trabalhar em situações cada vez mais inseguras com remunerações cada vez mais baixas. É o que aponta o dossiê elaborado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

No setor elétrico, por exemplo, os terceirizados "morrem 3,4 vezes mais do que os efetivos nas distribuidoras, geradoras e transmissoras da área". Os prestadores de serviços chegam a trabalhar 3 horas a mais, sem considerar horas extras, banco de horas e ritmo de trabalho cada vez mais intenso e são descartados com maior rapidez, permanecendo no trabalho, em média, 2,7 anos.

Mera coincidência, mas a data escolhida para a greve geral, esta sexta (28/04), e que tem como uma das bandeiras, a luta contra a terceirização, é, também, o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.