Notícias

Trabalhadores fazem greve geral nesta sexta-feira

Os trabalhadores do Brasil organizam uma grande greve geral para esta sexta-feira, 28 de abril. Os bancários participam. A ideia é que todas as categorias paralisem as atividades, contra as reformas enviadas pelo governo para o Congresso Nacional e que já estão na pauta da Câmara Federal.

A primeira proposta, prevista para entrar em votação ainda nesta semana, é a trabalhista. A medida muda por completo as relações de trabalho, dando muito mais poder ao empresariado. Isso porque prevê a negociação direta entre indivíduo e patrão de jornada de trabalho, férias, salário, intervalo entre as jornadas e outros direitos.

Outro projeto é o que muda as regras para aposentadoria. A medida aumenta para 65 anos a idade mínima para os homens quererem o benefício e 62 anos para as mulheres e 40 anos de contribuição.

Embora tenha havido um pequeno recuo - a proposta original previa 65 anos para ambos os sexos e 49 anos de contribuição total - a reforma da Previdência ainda é muito injusta e praticamente inviabiliza a aposentadoria de milhões de brasileiros.

Especialistas também apontam inconsistências nos cálculos do governo Temer para justificar as mudanças. Um dos problemas está na previsão de que o rombo chegará a R$ 10,42 trilhões em 2060, sem levar em consideração os mais diversos cenários que o país pode passar daqui até lá. É um caminho muito longo. Difícil fazer uma previsão tão catastrófica.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.