Notícias

Brasil apresenta maior índice de depressivos, diz OMS

A depressão afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros, de acordo com dados a OMS (Organização Mundial da Saúde). O Brasil é o país com maior índice de depressivos da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas. Fica atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.

Com 9,3%, o Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade, também segundo a OMS. Ao todo, são 18,6 milhões de brasileiros. É importante destacar que muitas pessoas têm tanto depressão quanto transtornos de ansiedade.

Dentre os trabalhadores acometidos de episódios depressivos, os bancários, por laborarem em ambiente extremamente estressante, são uma das principais vítimas.

A cobrança excessiva de metas, a pressão diária para vender produtos, a relação muitas vezes nada amistosa com o cliente e com o chefe colaboram para uma crise. Segundo dados do INSS, no ano de 2013, dos 18 mil bancários afastados, aproximadamente 53% tiveram como causas principais os transtornos mentais.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.