Notícias

Milhões não leem nem escrevem no Brasil

A leitura é fundamental para adquirir conhecimento e senso crítico acerca dos fatos que acontecem. Mas, no Brasil, embora tenha havido um pequeno avanço nas políticas de aprendizagem, milhões não sabem ler ou escrever uma simples frase.

O dado, referente a 2015, está no Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos, da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação). O estudo aponta que 758 milhões de pessoas adultas do país, sendo 115 milhões de jovens entre 15 e 24 anos, não tinham capacidade de ler e escrever.

Além do Brasil, outros países signatários do Marco de ação de Belém, deixam a educação de lado. A maioria dos 144 informou não ter alcançado a meta da Educação para Todos, assinada em 2009 e que previa 50% de melhoria nos níveis de alfabetização até 2015.

No ano passado, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope, mostra que nem os brasileiros que leem têm o hábito de recorrer aos livros. O índice de leitura no país é de 4,96 livros por ano, mas apenas 2,88 é por vontade própria.

O dado não é nada bom. Uma sociedade que não sabe ler nem escrever não conhece a sua história. Também fica mais vulnerável a manipulações e tem dificuldade em analisar os fatos que acontecem no país e no mundo.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.