Notícias
Bancos públicos são fundamentais para o Brasil

Os bancos públicos são essenciais para o crescimento do país. A Caixa, por exemplo, é responsável por 66,8% do saldo de financiamento de imóveis e o BB financia 61,3% do crédito agrícola.
Os dois bancos, sozinhos, garantem o emprego de 42,1% dos bancários do Brasil. Do total de agências no país, 37,6% são da Caixa e do BB, assim como 40,5% das contas correntes. Portanto, evitar que sejam privatizados deve ser uma tarefa de toda a sociedade brasileira.
Sem bancos públicos fortes, muita gente terá de dar adeus ao sonho da casa própria. A política de alimentos do país também corre risco, inclusive com o aumento dos preços aos consumidores. O atendimento será seriamente comprometido e a população mais carentes é quem vai sentir.
Denunciar o desmonte dos bancos, portanto, é fundamental. A sociedade precisa compreender que as reestruturações que acontecem na Caixa e no BB não visam melhorar a eficiência e o atendimento. A intenção é reduzir as instituições financeiras, tornando-as incapazes de concorrer com os bancos privados, para, posteriormente, privatizá-las.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|