Notícias

Educação no Brasil é desigual

O ensino no Brasil não é igual para brancos e negros, fato que agrava as desigualdades sociais no país. A disparidade acontece, sobretudo, por conta do pouco investimento na educação pública, onde os negros são a grande maioria.

Os dados revelam que 70,7% dos adolescentes brancos de 15 a 17 anos têm acesso à educação e estão matriculados corretamente no ensino médio. Entre os negros, o índice cai para 55,5% e os pardos, 55,3%.

Quando concluem o terceiro ano do ensino médio, 38% dos brancos, 21% dos pardos, e 20,3% dos negros estão bem em português. Em matemática, são 15,1% dos brancos, 5,8% dos pardos e 4,3% dos negros.

De acordo com a pesquisa, organizada pelo movimento Todos pela Educação, a taxa de analfabetismo entre negros é de 11,2%, entre os pardos 11,1% e entre os brancos, 5% Os dados utilizados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.