Notícias

Verba com a segurança pública não é o bastante

Segundo dados da 10° edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, realizado pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), foram investidos pelo governo R$ 76,2 bilhões em segurança pública, em 2015. O aumento foi de 11,6% em relação ao ano anterior. Porém, o valor investido ainda não é suficiente no combate à violência no Brasil.

O número de crimes violentos é grande. O Atlas da Violência 2016, desenvolvido pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apresenta 59.627 casos de homicídios só em 2014. Alta de 21,9% em comparação às 48.909 mortes registradas em 2003.

A média de 29,1 para cada grupo de 100 mil habitantes também é a maior já registrada na história do país. O número representa crescimento de 10% em comparação à média de 26,5 registrada em 2003.

A situação é preocupante. Principalmente se for levado em consideração à proposta da PEC que limita os gastos do setor público, já em tramitação no Senado. Com proposta de contenção de recursos na saúde e na educação, áreas com mínimos definidos constitucionalmente, certamente outras esferas serão atingidas. A segurança pública é uma delas.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.