Notícias

Caixa corta 1.992 postos de trabalho

A Caixa cortou 1.992 postos de trabalho entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com dados do Cadastro Geral e Empregados e Desempregados (Caged). Somada aos demais bancos, a redução chega a 9.258. O número é 52,2% maior do que o registrado no mesmo período de 2015, quando foram eliminadas 6.084 vagas.

Na Caixa, a queda brusca acontece, sobretudo, por conta do Programa de Apoio à Aposentadoria (PAA), aberto por diversas vezes desde o início do ano. A falta de contratações para repor as vagas deixadas pelos empregados que se aposentam contribui para o atual quadro no banco.

As agências carecem de mão de obra e os bancários trabalham sobrecarregados. As metas que todos os dias são alteradas também ajudam a piorar o ambiente de trabalho, sem falar na atual política da empresa, que impõe mudanças prejudiciais a todo o quadro de pessoal.

A pesquisa do Emprego Bancário mostra ainda os cortes por estado. Na Bahia, os bancos eliminaram 209 postos de trabalho em nove meses. A lista é liderada por São Paulo, com a extinção de 4.383 vagas no período. Depois aparecem Rio de Janeiro (- 1.463) e Paraná (- 678). Apenas quatro estados registraram saldo positivo. Destaque para o Pará, com 105 postos abertos.

Segundo o levantamento, a maioria dos desligados é mais velho e com mais tempo de empresa. Ao todo, 61% das demissões foram sem justa causa. Já os desligamentos a pedido do trabalhador representaram 29% do total.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.