Notícias
Caixa elimina 445 empregos em julho

O quadro de empregados da Caixa continua a cair, aumentando os problemas nas agências. Em julho, foram eliminados 445 postos de trabalho no banco, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.
A constante abertura do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) e a suspensão das contratações são as responsáveis pela redução drástica do número de empregados, que saiu de 101 mil em dezembro de 2014 para cerca de 95 mil no mês passado.
A retomada das convocações dos aprovados em concurso público está na pauta de reivindicações específicas e está sendo debatida durante as negociações entre a Comissão Executiva dos Empregados e a direção da empresa.
O setor bancário, de acordo com o Caged, extinguiu 1.112 vagas em julho. No acumulado do ano são 7.897 postos de trabalho a menos. A pesquisa mostra ainda que os bancários admitidos no período ganham em média 55% do salário dos desligados.
Outro ponto que merece destaque é a desigualdade entre homens e mulheres. As bancárias ingressam no banco com remuneração média de R$ 3.048,07, enquanto eles têm salário de R$ 4.248,75.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|