Notícias

Proposta da Fenaban, na segunda-feira

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) vai apresentar proposta para as reivindicações da campanha salarial dos bancários na segunda-feira (29/08). A garantia foi dada novamente durante a negociação desta quarta-feira (24/08), em São Paulo, quando foram tratadas as cláusulas econômicas, de saúde, segurança e igualdade de oportunidade.

De novo, não houve avanço em nenhum item. Os representantes dos bancos informaram que remuneram mais do que outros setores e que o assunto deve ser muito bem analisado para que o emprego seja garantido. Alegaram ainda que o mercado de trabalho está sensível, com alta da taxa de desemprego.

Sobre as reduções das vagas no setor, a justificativa é de que 40% dos desligamentos são feitos por pedidos dos empregados. Importante destacar que entre 2012 e 2015, foram cortados 34 mil postos de trabalho nos bancos. Neste ano, foram quase 7 mil.

Também não houve avanço nas discussões sobre vale-cultura (a lei expira em dezembro), auxílio educação, parcelamento do pagamento de férias e atendimento médico e psicológico aos familiares dos bancários vítimas de sequestros e assaltos às agências.

Outro destaque tratado na negociação desta quarta-feira (24/08) é a igualdade de oportunidades. O Comando Nacional dos Bancários quer o fim da discriminação na ascensão profissional das mulheres. Em resposta, a Fenaban tentou responsabilizar as bancárias, que interrompem a carreira por conta de projetos como constituir família e ter filhos.

Mas, dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que as 5.371 mulheres admitidas nos bancos no primeiro semestre deste ano têm salário médio de R$ 3.101,62, menor do que os R$ 4.235,69 recebidos pelos homens. Sobre as demandas de saúde também não há novidades.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.