Notícias

Menos 13.606 vagas nos bancos

Os bancos em atividade no Brasil cortaram 13.606 postos de trabalho entre junho de 2015 e junho deste ano, aponta pesquisa feita com base nos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. Na Caixa, foram eliminadas 2.235 vagas.

O levantamento revela que o Bradesco é o banco que mais extinguiu postos de trabalho no período, 4.478 no total. Atrás da empresa aparece o Itaú - 2.815 cortes em 12 meses. O BB aparece na terceira posição, com a eliminação de 2.710. A Caixa vem na sequência.

Nos bancos públicos, os planos de apoio à aposentadoria são apontados como os responsáveis para a redução drástica. Aliado a isso, as instituições financeiras pararam com as contratações.

A convocação dos aprovados em concurso público está na pauta de reivindicações específicas dos empregados dos bancos públicos. O assunto é prioridade. Na Caixa, por exemplo, o quadro de pessoal saiu de 101 mil para cerca de 95 mil, o que aumenta a sobrecarga de trabalho e, consequentemente, a incidência de doenças.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.