Notícias
Caixa recebe minuta específica

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa entregou, no fim da manhã desta terça-feira (09/08), para a direção do banco, a pauta de reivindicações específicas, para a renovação do acordo aditivo à convenção coletiva de trabalho. Os bancários aguardam agora a definição da data da primeira negociação.
São muitas as demandas a serem tratadas. Nos últimos meses, a administração da empresa tem imposto um processo de reestruturação duro, com a realocação de empregados, perda de funções e redução do salário. O desrespeito é grande.
Aliado a isso, tem ainda o risco de privatização e durante o processo de negociação da campanha salarial, os bancários seguem com a campanha pela manutenção da Caixa 100% pública.
Para reforçar o descontentamento, durante a entrega da minuta específica, nesta terça-feira (06/08), a Comissão Executiva dos Empregados e o Comando Nacional dos Bancários entregaram à direção do banco, um documento com uma lista do que eles consideram um abuso por parte da instituição financeira.
Confira abaixo uma síntese das reivindicações:
Saúde Caixa – Alteração do caráter de consultivo para deliberativo do Conselho de Usuários; fortalecimento dos comitês de acompanhamento de rede credenciada, incluindo custeio pela Caixa de despesas com viagens dos integrantes.
FUNCEF – Manutenção do Fundo para Revisão de Benefícios, com o banco público arcando com 100% do déficit causado nas situações em que foi utilizado o voto de Minerva. Além disso, o fim desse voto.
Condições de trabalho – Investimento maior da Caixa na GILOG e demais áreas que dão suporte às unidades. Uma das medidas seria que todos os estados passem a ter setores com essa atribuição.
Para as agências as propostas são: fim do caixa minuto; manutenção da função de caixa; pagamento integral das funções; garantia da substituição para todos os cargos, independentemente da causa ou período de afastamento.
Reestruturação – Toda e qualquer reestruturação deve ser debatida previamente com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE).
Defesa do banco público – Campanha permanente das entidades representativas dos empregados pela manutenção da Caixa 100% pública como instrumento de fomento à economia, implementação de políticas públicas, e agente de regulação e moderação do Sistema Financeiro Nacional.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|