Notícias
A cada duas horas uma mulher morre

Com a lei Maria da Penha completando 10 anos, o Brasil ainda registra um alto índice de homicídios de mulheres. A cada duas horas uma mulher é morta no país. As agressões físicas também têm número elevado. De janeiro a março deste ano, foram 38.019 casos.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a falta de estrutura e de recursos para o atendimento às vítimas de violência é o que eleva o número de agressões no mundo.
No Brasil, a lei precisa ser devidamente implementada com equipamentos estruturados e a capacitação dos profissionais que atendem a pessoa em situação de violência.
Uma medida protetiva, por exemplo, só tem eficácia se houver fiscalização efetiva e o devido acompanhamento quando a vítima acionar a polícia para prestar denúncia.
Mas, apesar da fragilidade na execução da lei, os casos de agressão doméstica contra a mulher, seja física ou psicológica, caiu cerca de 10%, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Em 2015, por exemplo, a Lei Maria da Penha teve impacto positivo na vida das brasileiras, aponta pesquisa.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|