Notícias

Caixa desrespeita a lei de PCD

A Caixa desrespeita a lei de PCD (Pessoas com Deficiência). A instituição financeira tem apenas 1,42% do quadro de empregados com algum tipo de deficiência. A lei indica que 5% das vagas devem ser ocupadas por esses profissionais. Portanto, para atingir o índice a empresa teria de contratar mais 3.561 bancários.

A instituição financeira, no entanto, não está sozinha. Todos os demais grandes bancos em atividade no Brasil descumprem a norma. O assunto foi tratado nesta semana, durante a mesa temática de Igualdade de Oportunidade, entre bancários e Fenaban.

A Federação Nacional dos Bancos apresentou dados referentes a 2008 – quando foi realizado o I Censo da Diversidade. Naquele ano, o quadro de funcionários das instituições financeiras tinham 1,8% de PCD. Em 2014, pulou para 3,6% e neste ano passou para 4%. Segundo a Fenaban, os dados representam um avanço.

Mesmo com a evolução, os números estão longe de atingir a meta. A lei sobre o PCD tem 25 anos. Portanto, já era para ser cumprida há muito tempo. Por isso, os bancários cobraram contratação, ascensão profissional e acessibilidade para esses profissionais.

A mesa temática de igualdade de oportunidade dá um tempo agora, por conta das negociações da campanha salarial, que começam em breve, e retoma em novembro. A data será definida posteriormente.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.