Notícias
Taxa de desemprego sobe para 11,3%

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (29/07), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indica elevação da taxa de desemprego no Brasil no segundo trimestre deste ano. O índice, que em março estava em 10,9%, subiu para 11,3% em junho passado.
O resultado é o maior da série histórica, iniciada em março de 2012. O levantamento revela que o número de desocupados chegou a 11,6 milhões de pessoas em junho. São mais 497 mil brasileiros sem ocupação, ante o trimestre encerrado em março.
Comparado a junho de 2015, os dados são bem maiores. A alta é de 38,7% ou 3,2 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. Embora tenha havido aumento do número de desempregados, a pesquisa do IBGE mostra que os empregos com carteira assinada no setor privado mantiveram-se estáveis em relação a março passado – 34,4 milhões.
Na comparação com junho do ano passado, como era de se esperar por conta da crise na economia e na política nacional, o índice de trabalhadores formais no mercado de trabalho brasileiro no mês passado caiu 4,1%.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|