Notícias
Brasileiro é contra aumento de impostos

O governo federal não precisa aumentar os impostos para melhorar os serviços públicos. Essa é a opinião de 81% dos brasileiros entrevistados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (12/07).
O levantamento revela que 70% acham que a baixa qualidade nos serviços prestados pelo poder público se deve a má utilização dos recursos e não por falta deles. Os que consideram que os impostos aumentaram demais nos últimos anos passaram de 44%, em 2010, para 65%, neste ano.
Ainda, segundo a CNI, 73% dos entrevistados são contra o retorno da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e 80% acham que a saída para a crise passa pela redução das despesas atuais para diminuir os déficits orçamentários.
Entre os que recomendam o corte de gastos, a prioridade deve ser reduzir o custeio da máquina pública (32%). A pesquisa, feita em parceria com o Ibope, revela ainda que, para o brasileiro, as principais falhas estão na saúde e na segurança.
As duas áreas obtiveram as priores avaliações nos 13 serviços analisados e receberam índices muito baixos, 20 e 22 pontos, respectivamente. Para ser considerado bom teriam de ter pontuação acima de 50. A Confederação Nacional da Indústria ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|