DE OLHO NA FUNCEF
SEST aprova redução do equacionamento da FUNCEF

A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), do Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI), aprovou uma medida aguardada com grande expectativa pelos participantes do plano REG/REPLAN Saldado da FUNCEF. A redução do equacionamento das contribuições extraordinárias, que têm onerado de forma significativa aposentados e trabalhadores da ativa é uma conquista histórica para os participantes do plano, especialmente os aposentados, que têm enfrentado dificuldades com o alto impacto das contribuições, que chegam a consumir cerca de 20% da renda de muitos.
A decisão do SEST é fruto de um movimento liderado pela AGECEF Bahia, a AEA e a FENAG, que contaram com o apoio crucial do deputado federal Jorge Solla (PT/BA). O parlamentar assumiu a causa e articulou encontros e discussões em Brasília, garantindo que as demandas dos participantes fossem ouvidas pelas autoridades competentes.
No dia 4 de fevereiro, durante reunião com a secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação, Elisa Leonel se comprometeu a revisar o processo de equacionamento junto ao banco.
A medida, que visa a redução do impacto das contribuições extraordinárias, ainda precisa ser aprovada pela PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) para ser efetivamente implementada. A redução trará alívio a milhares de participantes, especialmente aposentados, que estavam arcando com um peso financeiro excessivo nos últimos anos. A situação também afetava de maneira significativa trabalhadores da ativa.
Este passo é um marco importante na luta pelos direitos dos participantes da FUNCEF e representa uma vitória das entidades que lideraram a mobilização. O movimento demonstrou união e força, além de reforçar a importância do trabalho conjunto entre entidades e representantes políticos, como o deputado Jorge Solla. As entidades seguem vigilantes, acompanhando o processo e garantindo que a medida seja aprovada pela PREVIC o mais breve possível.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|